sábado, 9 de dezembro de 2017

Kákulu-Kábasa






frescos anos, em cerne e alma
breve,              me transmudam
praia a praia em largo mar.
corro maresias transumantes
eu,                   mestiço de mim,
e me cresço em gomos de tacula.
                                       
verdes anos, em carne e alma
leve,                 me transladam
costa a costa e mesmo mar.
colho rosmaninhos transmontantes
eu,                          bi-ego de mim,
e renasço em ritos de carqueja.

no ver e no ler
eu canto sempre
                           búzio
                           ou zimbo


e crio no peito
laivos de múcua enclausurados

e domo no peito
travos de mel amendoados.

pela xana, de palavra branda
vão os dias do cacimbo

no montado as formigas abrem alas
que do maio há já caminho:

saber sentir
entre os dedos d’uma mão
o fio mel da cereja,

saber sentir
entre os dedos d’outra mão
o fio gel da gajaja

é ser
fruto e alma.

e da alma
a memória
desagua em corpo

kákulu
e kábassa

gémeo de mim.


Admário Costa Lindo
o bico-de-lacre e o tarrote
(dos pássaros sem fronteiras e do bicho careta)
II – o livro dos bicos-de-lacre

- inédito -


notas:
CACIMBO. kimbundu. Humidade própria dos climas tropicais e equatoriais; época do frio, que decorre entre 15 de Maio e 15 de Agosto.

GAJAJA. tupi e kimb. Fruto comestível da gajajeira, Spondias mombin, muito aromático e de sa-bor agridoce.

KÁBASSA. kimb. O gémeo que nasce em segundo lugar.

KÁKULU . kimb. O primeiro gémeo a nascer.

MÚCUA. kimb. Fruto do imbondeiro.

TACULA. Pterocarpus tinctorius, árvore de cerne vermelho coral; um pó preparado com a ser-radura é utilizado em ritualismo.

XANA. utxokwe. Anhara. Planície arenosa, correspondente africano da charneca, na região central de Angola, atravessada por cursos de água, com vegetação rasteira formada principal-mente por gramíneas e arbustos de pequeno porte, podendo apresentar-se alagada.

ZIMBO. kikongo. Olivancillaria nana. Búzio, molusco gastrópode. A primeira moeda de troca angolana. O zimbo ou jimbo (kimbundu) era apanhado na ilha de Luanda, propriedade do Rei do Congo e escolhido por tamanhos, do que dependia o seu valor “facial”.




Sem comentários:

Enviar um comentário

BioBibliografia 2018

Biografia : Sou reformado do Comércio & Serviços e dedico os tempos livres que, logicamente, são todos os momentos do dia e da noite,...